sexta-feira, 13 de maio de 2011

A Rainha Bárbara - Barbarian Queen (1985)


Para quem não conhece, a atriz Lana Clarkson foi o ápice da boca do lixo Hollywoodiana. Se tornou conhecida mundialmente por ter sido assassinada por Phil Spector, famoso ex produtor da banda “Beatles”. Antes de sua morte, ela deixou um pequeno legado de filmes obscuros e exóticos, como este desconhecido “machado-espada”, ambientado durante o domínio do Império Romano. Uma aldeia de camponeses é invadida por tropas romanas, e a maioria das pessoas são mortas ou levadas para ser escravas. 



Três mulheres sobrevivem e partem para libertar seu povo. Elas devem chegar à cidade romana, com a ajuda de habitantes locais, para buscar vingança e posterior libertação dos oprimidos. Gravado nas paisagens argentinas, essa produção recebeu pouca ou quase nenhuma atenção da mídia, talvez pelas péssimas e cômicas passagens, como a da tortura e abuso da personagem por um homem menor e mais fraco, ou o "strip" protagonizado pelas Deusas. 




O filme é hoje considerado um clássico cult, e teve uma continuação, “Barbarian Queen II: The Empress Strikes Back”, mas o enredo e os personagens não tinham nada a ver com o filme original. Dirigido pelo argentino Hector Olivera, ainda tem no elenco Katt Shea e Dawn Dunlap.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Pacto Sinistro (1951)


Clássico do suspense e do mestre Alfred Hitchcock. O roteiro gira em torno do personagem Haines, conhecido tenista, casado com a infiel Miriam. Ele deseja se divorciar para ficar com Anne Morton, a mulher que ama de verdade, e que é filha de um respeitado senador. Para isso, Haines viaja até Metcalf, sua terra natal, para conseguir a assinatura do divórcio de sua primeira esposa. 



Ao fracassar nas negociações, se torna ressentido e sem esperanças. Em uma viagem de trem, encontra casualmente um estranho chamado Bruno Antony, que o reconhece dos jornais e sabe de toda sua história. A certa altura, durante a viagem, Bruno propõe um pacto: ele mataria a mulher de Haines e em troca Haines mataria o pai dele. Embora Haines não tenha aceitado, Bruno realiza a sua parte, executando Miriam em um parque de diversões, passando a cobrar o pacto feito com Haines, tudo regado a muito suspense e tensão. No filme, ainda é possível notar a curiosa participação de seu diretor Hitchcock, que aparece no trem ao parar em Metcalf, levando consigo seu instrumento musical. 



Com Farley Granger, Ruth Roman e Patrícia Hitchcock, filha de Hitchcock, que faz o papel da irmã de Anne Morton.