quarta-feira, 10 de maio de 2017

Os Vigilantes (1983)

Filme de ação de baixo orçamento, estrelado por dois ícones da blaxploitation: Fred Williamson e Steve James. Enquanto Williamson ficou restrito mais a este tipo de produção B, James se tornou um dos maiores representantes dos anos 80. Bom, vamos ao enredo. Eddie Marino (Robert Forster) é um operário de uma fábrica em Nova York. Ele tem uma esposa chamada Vickie (Rutanya Alda) e um filho chamado Scott (Dante Joseph). O colega de trabalho de Eddie, Nick (Fred Williamson) e alguns outros trabalhadores da fábrica, decidem montar um grupo de justiceiros, porque estão fartos dos cafetões e traficantes que continuam tomando conta dos bairros. 


Nick e seu grupo também estão cansados ​​da polícia, que nunca protege as pessoas, que se tornam vítimas fáceis. Certa noite, Eddie vai para casa depois do trabalho e descobre que sua mulher foi esfaqueada, e seu filho Scott morto a tiros. Frederico "Rico" Melendez (Willie Colón), o líder da gangue de rua porto-riquenha, é então, preso pelo crime. A assistente da promotora Mary Fletcher (Carol Lynley) planeja condenar Rico o maior tempo possível, já que Nova York não tem pena de morte. Nick tenta convencer Eddie a se juntar ao grupo de vigilantes, mas Eddie acaba decepcionando Nick, preferindo deixar que os tribunais cuidem de Rico. Nick então, resolve aplicar sua própria justiça contra a gangue de rua. O ator Steve James faz o papel do policial Gibbons. 


Para quem não o conhece, James hoje é considerado um dos maiores símbolos da década de 80, sendo ator, roteirista (escreveu o filme STREET HUNTER, de 1990) dublê e mestre de artes-marciais. Ele também estrelou as produções das franquias AMERICAN NINJA com Michael Dudikoff, FORÇA DELTA com Chuck Norris e o clássico WARRIORS - SELVAGENS DA NOITE. Além disso, também participou dos seriados OS GATÕES, MANTIS e a GATA E O RATO. Infelizmente, Steve James nos deixou precocemente, vítima de câncer (ele morreu no dia 18 de dezembro de 1993, depois de anos de abuso de anabolizantes) quando havia se casado recentemente com a atriz asiática Christine Pan James. Mas, fica aqui a nossa homenagem, aquele que sempre será lembrado, como o eterno Black Ninja...


*Filme escrito por Richard Vetere e dirigido por William Lustig.

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Alienator (1989)

Ficção científica B, estrelada pela atriz\levantadora de peso Teagan Clive, e pelo carismático ator Jan-Michael Vincent. O enredo é sobre o personagem Kol (Ross Hagen), um criminoso alienígena que foge de uma espaçonave, para o bosque de uma cidade americana. Na verdade, este filme se passa no "presente-futuro", e as pessoas na nave são todos estrangeiros (alienígenas que se parecem com seres humanos). O comandante da nave espacial (Jan-Michael Vincent), que também parece ser líder de uma ditadura existente no espaço sideral, despacha o Alienator (Teagan Clive) - uma ciborgue mortal, para capturar Kol, que ao chegar na terra, se depara com alguns adolescentes que estão fugindo do ataque impetuoso da Alienator. Ela persegue implacavelmente Kol e os jovens através de uma série de seqüências de ação e efeitos especiais de baixo orçamento. 


Kol deve enfrentar a decisão mais difícil de sua vida: lutar ou ser morto. Tido como um dos piores filmes do gênero, Alienator serviu de alavanca para a carreira de dois ícones dos anos 80, Jan-Michael Vincent e Teagan Clive. 
Vamos começar pelo primeiro, Jan-Michael Vincent, ator dos anos 60 que participou de mais de 50 filmes, e que estrelou a série AIRWOLF. Também conhecido pelo seriado LASSIE e por atuar ao lado de Charles Bronson no clássico ASSASSINO A PREÇO FIXO. Ao longo da carreira, JM Vincent esteve em produções ao lado de ícones como John Wayne, Rock Hudson, Slim Pickens e Robert Mitchum. Atualmente, o ator se encontra aposentado, depois de longos anos lutando contra as drogas, e envolvimento em episódios polêmicos como acidentes de carro e violência doméstica por estar embriagado. 


Teagan Clive é uma atriz, fisiculturista (era conhecida como a versão feminina de Arnold Schwarzenegger) e colunista de revistas sobre levantamento de peso, também participou de várias produções dos anos 80 como SIMBAD E O SETE MARES, CONAN-A SÉRIE e o clássico-trash INTERZONE. Atualmente, se encontra fora dos holofotes e pouco se sabe sobre seu atual paradeiro.
Mas, para finalizar, ainda sobre ALIENATOR, hoje pode ser considerado um marco dos filmes de ação ou uma bela versão feminina de EXTERMINADOR DO FUTURO, sendo lançado na época de ouro do VHS pela Prism Entertainment. Dirigido por Fred Olen Ray, também tem no elenco PJ Soles e John Philip Law.

quinta-feira, 2 de março de 2017

Tuff Turf - O Rebelde (1985)

Mais um clássico da década de 80. Tuff Turf foi uma mistura de musical com filme de ação, lançado no Brasil em 1985 e estrelado por James Spader (segundo consta, na mesma época, o ator teria recusado o papel principal no filme "Footloose", pois acreditava no sucesso de Tuff Turf, que acabou não acontecendo, diga-se de passagem). A história é sobre o jovem rebelde Morgan (Spader), um encrenqueiro profissional que vive sendo expulso de escolas. Seu pai faliu e a família decide morar na Califórnia, abandonando sua antiga cidade.  


Ao chegar em sua nova escola, ele conhece um amigo, o baterista Jimmy (Robert Downey), mas também tem o desprazer de conhecer o vilão Nick (Paul Mones), a gangue de Nick (que lembra uma mistura bizarra de New kids on the block com Menudos rsrs) e a garota Frankie (a belíssima musa teen e atriz Kim Richards, tia de Paris Hilton na vida real!) que interpreta a namorada de Nick, líder da gangue. É claro que Morgan irá se interessar por ela e provocar um "pequeno" conflito na sua nova escola\cidade,  e esta é, basicamente, a razão de todo o filme. 


Um dos pontos positivos são as cenas de luta, bem coreografadas até. O filme também traz menções de outro clássico, “Juventude Transviada”. Em Tuff Turf, ainda encontramos vários aspectos sociais, como as diferenças de classes, as drogas e a ausência de perspectiva dos jovens norte-americanos. Destaque para o ator iniciante Robert Downey (ainda sem o Jr) e a grande trilha sonora com Marianne Faithful, Southside Johnny, The Jim Carroll Band e outros. O filme ganhou notoriedade nas videolocadoras brasileiras no mesmo período do surgimento do videocassete e das "fitas seladas", sendo também repetido exaustivamente na emissora do Silvio Santos, a antiga TV-S, hoje SBT. Direção de Fritz Kiersh.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Rock do dia das Bruxas (1986)

Lançado no ano de 1986, o filme “Trick or Treat” saiu no Brasil com o nome “Rock do Dia das Bruxas” e foi sistematicamente reprisado pelo SBT nos anos 80 e começo dos 90. O enredo gira em torno de um adolescente (Marc Price) fascinado por Heavy Metal e pelo seu ídolo, o cantor demoníaco Sammy Curr (interpretado pelo falecido ator Tony Fields), que se envolve em situações sobrenaturais e bizarras. Depois de tocar o seu som profano, Sammy morre queimado em um trágico incêndio. A música de Curr tem uma maldição, e ao ser ouvida, traz de volta do mundo dos mortos o roqueiro. Será que agora esse "fantasma" estaria com boas intenções?

Há participações especiais dos músicos Ozzy Osbourne que interpreta um reverendo, e Gene Simmons do Kiss, que faz o papel de DJ de rock'n roll. A trilha sonora ficou por conta da banda inglesa de metal "Fastway", famosa por seu hit “After Midnight” (com direito a clipe pra lá de tosco). Ainda sobre o filme, podemos destacar o próprio personagem Sammi Curr, roqueiro fodão e gostosão, uma mistura de Prince e Marilyn Manson dos anos 80, criador de tretas\confusões e autor de álbuns fictícios como "Fuckingwith Fire" e "Torture is Too Kind". 

Com certeza, é bom relembrar essa época oitentista, onde os filmes de horror eram produzidos em grande escala, e mesmo sendo toscos e ridículos, faziam parte de nossas vidas e de todos os jovens daquele período. Roteiro de James Wong e direção de Charles Martin Smith.